Ação emergencial em bairros intransitáveis de Itabuna

Serviço facilita o acesso onde o asfalto ainda não chegou
Ascom

A Prefeitura não tem medido esforços para garantir aos moradores dos bairros de Itabuna o direito do ir e vir, com acesso de qualidade e conforto, especialmente em áreas ainda não foram beneficiadas com asfalto.  Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) tem atuado em varias partes da cidade, a exemplo do bairro Emanoel Leão, onde foram iniciados, na segunda-feira, serviços de patrolamento, abertura e compactação de ruas.

Até agora mais de dois quilômetros distribuídos em cinco ruas do bairro já foram beneficiadas com o patrolamento. Até o final desta semana, se não chover, outras vias também receberão o mesmo serviço que está sendo feito com o apoio de motoniveladora e rolo compressor.  

“A compactação das vias, após o patrolamento, mantém a terra firme e conserva por muito mais tempo o serviço”, afirma o encarregado de terraplanagem da Sedur, Edson Rodrigues Santos. O mesmo tipo de trabalho, segundo ele, já foi executado nos bairros São Roque, São Pedro, Pedro Jerônimo, Alto da Conquista, final de linha do São Caetano, parte do Maria Pinheiro (na Baixa Fria), além da Roça do Povo e no ramal de acesso à Fazenda Boa Sentença, na região da Roça do Povo.

No Emanoel Leão os moradores se dizem mais animados com a melhoria das ruas, muitas das quais já estavam intransitáveis por causa dos buracos e do mato. “Nosso bairro estava completamente abandonado, muito embora, na ultima gestão se tivesse colocado uma placa dizendo que serviços de melhoria haviam sido concluídos, mas nada foi feito”, denuncia o motorista e comerciante José Carlos Macedo.

 Segundo o morador a placa afixada pela Prefeitura há dois anos fazia referência ao valor dos recursos federais que seriam destinados à obra. “Mas ninguém sabe onde foi parar aquele dinheiro anunciado. Aqui, com certeza, é que não foi, porque nunca tivemos melhoria nenhuma”, reclamou José Carlos.